Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

18/11/2020 - 09:00 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Em Araçuai, 8.444 eleitores deixaram de votar

O índice de comparecimento em um ano de pandemia surpreendeu, e 18.098 eleitores manifestaram o desejo de votar em um candidato

Foto: Gazeta de Araçuai Em Araçuai, 8.444 eleitores deixaram de votar
Eleições transcorreram em clima de tranquilidade

 

Com  27.722 eleitores, Araçuaí se destaca como  importante colégio eleitoral do Vale do Jequitinhonha.. No entanto, 8.444 eleitores não foram às urnas.

 

De acordo com a Justiça eleitoral, 19.281 eleitores saíram de casa e foram votar neste último domingo (15). Desse total, 825 eleitores preferiram anular o voto e 265 votaram em branco.

 

O índice de comparecimento em um ano de pandemia surpreendeu e 18.098 eleitores manifestaram o desejo de votar em um candidato

 

Se somarmos os eleitores que não votaram, anularam ou votaram em branco :chegamos à 9.534 eleitores.

 

Se levarmos  em conta a pandemia, com todas as limitações que ela impôs, o índice de comparecimento chega a ser surpreendente.

 

 

O índice ficou menos de três pontos percentuais acima do registrado em 2018, quando a Covid ainda não existia

 

 

 

O ano em que o gesto de esfregar as mãos foi incorporado à rotina da democracia. Na eleição em que os cuidados com a saúde foram tão importantes quanto o poder do voto, a abstenção não surpreendeu.

 

 

Na situação atual, pessoas acostumadas a acompanhar a eleição em Araçuai, como candidatos veteranos, jornalistas e analistas populares de plantão, temiam uma abstenção bem maior.

 

 

Após resultado, eleitores de Tadeu foram para as ruas comemorar a vitória.Na foto, ao fundo, prédio da prefeitura.

 

O prefeito eleito, Tadeu Barbosa,(PSD) considerou o comparecimento às urnas extraordinário, e fez um agradecimento aos  10.350 votos recebidos, contra 6.929 votos da adversária, a ex-prefeita Maria do Carmo, a Cacá (PT), que contou com o apoio do atual prefeito, Armando Paixão, também do PT.

 

O candidato do MDB, dr. Airton obteve 819 votos. Já o candidato Boy Kemps, do PTC, não teve votos computados porque teve a candidatura impugnada, por irregularidades no pedido de registro.

 

.

Quem não votou e nem conseguiu justificar no domingo tem prazo até o dia 14 de janeiro. A justificativa pode ser feita nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou pelo aplicativo e-Título, anexando documentos que comprovem o motivo da ausência.

 

 

O sistema estava lento no domingo, mas  na segunda-feira o TSE informou que os problemas no aplicativo foram resolvidos.

 

 

Mesmo quem não votou no primeiro turno, nem justificou, pode votar normalmente no segundo turno, e mais uma vez mostrar que, em tempos de pandemia, a saúde da democracia, vai bem, obrigado.

 

 

Confira abaixo como ficou a matemática dos votos em Araçuai

 

 

TOTAL

 

19.281

VÁLIDOS

 

18.098 (93,86%)

 

BRANCOS

 

265 (1,37%)

 

NULOS

 

918 (4,76%)

 

ABSTENÇÕES

 

8.444 (30,46%)

 

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter