Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Polícia

06/02/2021 - 10:36 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Carreta com fertilizantes agrícolas tomba em rodovia próxima ao Rio Araçuai

Empresa fabricante do material divulgou nota informando que o produto não é tóxico

Foto: Divulgação Carreta com fertilizantes agrícolas tomba em rodovia próxima ao Rio Araçuai
Acidente ocorreu na curva da Ponte Alta, em Turmalina. Motorista passa bem.

 

Uma carreta carregada com fertilizantes agrícolas,  tombou  na  noite de sexta-feira (5) em um trecho da BR-367, em uma curva conhecida por Descida da Ponte Alta, próxima ao rio Araçuai, em Turmalina, no Vale do Jequitinhonha (MG). O motorista ficou preso às ferragens e foi retirado do veículo por uma equipe do SAMU e encaminhado ao hospital de Turmalina. Ele passa bem.

 

Carga seria entregue em Capelinha.

 

A carga, segundo nota da prefeitura de Turmalina, seria destinada à empresa Três Vales, de Capelinha, na mesma região do acidente. Ainda segundo a nota, devido às chuvas, parte do material chegou a atingir o Rio Araçuai. A prefeitura de Turmalina informou também que o secretário do Meio Ambiente do município e funcionários da Copasa estiveram no local e que todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de amenizar o impacto ambiental causado.

 

Por medidas de segurança, o serviço de abastecimento de água de Turmalina chegou a ser interrompido no sábado (6). A Copasa informou que está aguardando a liberação dos órgãos competentes para normalizar o serviço.

 

A Copasa de Berilo, Virgem da Lapa e Araçuai estão monitorando a qualidade das águas do rio.

 

 A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Araçuai, divulgou na noite deste sábado, nota de esclarecimento  tranquilizando a população sobre o acidente.

 

Nota da empresa fabricante do fertilizante.

 

A empresa Compass Minerals, de Uberlandia,  fabricante do fertilizante, divulgou nota afirmando que os fertilizantes são compostos por nutrientes  utilizados para o adequado desenvolvimento das plantas para produção de alimentos. De uso agrícola, são classificados como não prejudiciais ao meio ambiente- esclarece a nota.

 

O secretário municipal do Meio Ambiente de Araçuai, Marcos Vinicius,  informou que está acompanhando a situação. Ele disse que está em permanente contato com a Copasa local. “A Unidade da Copasa ainda não confirmou a presença do material nas águas do Rio Araçuai. As medições estão sendo feitas e o PH das águas continua nos índices aceitáveis. Considerando o volume das águas por conta das chuvas, é pouco provável que o material chegue em Araçuai”- esclareceu o secretário.

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter