Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

20/02/2021 - 10:32 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Governador de Minas recebe pedidos de prefeitos do Médio Jequitinhonha

Governador recebeu comitiva de prefeitos da região na última sexta-feira, 19 de fevereiro, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte

Foto: Divulgação Governador de Minas  recebe pedidos de prefeitos do Médio Jequitinhonha
Prefeitos cobraram do governador medidas que beneficiem a região.

O encontro de prefeitos e vices  dos municípios do  médio Jequitinhonha com o governador Romeu Zema (Novo) , realizado na sexta-feira (19/2), em Belo Horizonte, não teve respostas imediatas para as reivindicações apresentadas. O resultado, porém, foi positivo, já que o governo de Minas se comprometeu em avaliar cada uma delas. 

 

Zema falou aos prefeitos sobre a atual situação financeira do estado, das ações realizadas durante a pandemia do novo coronavírus, e fez um balanço dos resultados conquistados em  seu governo.

 

Os prefeitos que participaram do encontro, foram acompanhados do deputado federal Igor Timo(Podemos). Eles  avaliaram a conversa como positiva e "uma oportunidade de debater sobre o desenvolvimento da região e estreitar os laços entre as prefeituras e o governador.

 

Ao lado do deputado federal Igor Timo, o vice-prefeito de Araçuai, Marcílio Oliveira, entregou reivindicações do município ao governador.

 

Através de ofícios ,os prefeitos reforçaram um pedido para que o governador tome medidas urgentes com relação a um trecho de pelo menos 70 km da BR-367 entre Diamantina e o trevo de entrada de Turmalina, no Alto Vale do Jequitinhonha.  A situação em que se encontra a rodovia tem revoltado os  usuários.

 

As outras reivindicações apresentadas foram: A instalação de uma Delegacia Regional de Polícia Civil em Araçuai e o  matadouro regional, além de  solução para os problemas  de saneamento básico e hídricos na região.

 

Em resposta, o governador ressaltou a importância de se ouvir os prefeitos: " É na porta da casa deles que o povo bate. Está tudo anotado. Recebemos os ofícios e aquilo que for possível vamos dar andamento"- garantiu o governador.

 

FALTA DE MANUTENÇÃO DE TRECHO DA BR-367 ENTROU NA PAUTA 

 

 

Falta de manutenção em trecho da BR-367 vem provocando acidentes constantes.

 

Quem trafega por lá denuncia que o trecho está em péssimas condições e que piorou muito nos últimos meses, com o início das chuvas.

 

A pista está cheia de remendos e há buracos por toda parte, inclusive, no acostamento. O tráfego de caminhões pesados é intenso e com a falta manutenção, a situação piora.

 

Crateras com mais de 2 metros de largura colocam em risco a vida de motoristas que trafegam  em zigue- zague pela rodovia que liga Diamantina ao sul da Bahia.

 

 O peso dos caminhões que passam pelo local prejudica ainda mais as condições do asfalto. Há buracos que ocupam quase a   metade de uma das pistas. As chuvas frequentes que caem na região também deixam o solo úmido, e faz com que o asfalto continue cedendo.

 

A situação também pode ser encontrada em outros trechos da  BR-367. A pior parte da estrada fica entre os municípios de Couto Magalhães de Minas e entrada do trevo de entrada  para Turmalina.Os buracos nas pistas são constantes e quem passa pelo local precisa redobrar a atenção porque muitos motoristas acabam trafegando na contramão para fugir dos buracos.

 

 

A reportagem contatou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que não se manifestou.

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter