Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Saúde

01/04/2021 - 16:47 - Fonte: ascom prefeitura

Seguindo o governo do estado, prefeito de Araçuai prorroga Onda Roxa até 11 de abril

Durante a vigência do decreto, só poderão funcionar atividades e serviços essenciais, além de seus respectivos sistemas logísticos de operação e cadeias de insumo, abastecimento e fornecimento.

Foto: divulgação Seguindo o governo do estado, prefeito de Araçuai prorroga Onda Roxa até 11 de abril
Prefeito de Araçuai Tadeu Barbosa

Seguindo as determinações do estado, a Prefeitura de Araçuai  divulgou, nessa quinta-feira (01/04),  um comunicado  prorrogando  a onda roxa até o dia 11 de abril.

 

O município segue as restrições contidas no programa Minas Consciente, do governdo do estado, que define a suspensão dos serviços, comércios,  atividades de empreendimentos, públicos ou privados, que não sejam essenciais, além da limitação da movimentação de pessoas em espaços públicos, com toque de recolher das 20h às 5h.

 

O prazo de vigência do Decreto municipal nº107, que restringe o funcionamento de serviços não essenciais na cidade, além de outras exigências para conter a disseminação do novo coronavírus era até 31 de março. No entanto, devido às altas taxas de ocupação dos leitos  no hospital local e aumento de casos da doença, o prefeito Tadeu Barbosa achou prudente prorrogar as medidas.

 

Durante a vigência do decreto, só poderão funcionar atividades e serviços essenciais, além de seus respectivos sistemas logísticos de operação e cadeias de insumo, abastecimento e fornecimento.

 

São considerados serviços essenciais todos os equipamentos públicos e privados de saúde, farmácias, supermercados, padarias, postos de combustíveis, estabelecimentos de manutenção de equipamentos e oficinas mecânicas.

 

Os serviços autorizados a funcionar devem garantir o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança, como a exigência do uso de máscara, distanciamento adequado entre pessoas, disponibilidade de álcool 70% ou solução equivalente, entre outras. Os demais estabelecimentos, considerados não essenciais, permanecerão fechados.

 

A onda roxa proíbe reuniões, festas e qualquer tipo de evento público ou privado, inclusive comemorações familiares de pessoas que não morem na mesma casa. Nesta quinta-feira (01/4), a secretaria municipal de saúde divulgou o boletim epidemiológico no qual há o registro de 17 óbitos pela COVID-19, com mais 1 óbito sob suspeita da doença.

 

Desde o início da pandemia, foram registrados 915 casos confirmados, sendo 793 já recuperados. Atualmente, 99 casos estão sendo acompanhados pelos profissionais de saúde do município.

 

Araçuai é referência em Saúde para outros 6 municípios e recebe pacientes que necessitam de atendimento em estágio grave da COVID-19.