Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

19/07/2021 - 12:11 - Fonte: Ascom/prefeitura de Araçuai

Coreto da Praça Getúlio Vargas em Araçuai é revitalizado.

Desde agosto de 2014 praça e o Coreto não recebiam ações de revitalização.

Foto: divulgação Coreto  da Praça Getúlio Vargas em Araçuai é revitalizado.
Coreto foi construído no final da década de 1930

 

Um dos símbolos da arquitetura  eclética de Araçuai, o Coreto da Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade,  ganhou nova pintura e está revitalizado. A reforma foi concluída pela prefeitura municipal, na última sexta-feira, (16).Foram mantidas as cores verdes,  branco e marron. Ao longo dos anos, o Coreto vem sendo alvo da ação de vândalos, com pixações e depredações, o que requer  constantes revitalizações. A última  intervenção foi em agosto de 2014.

 

O Coreto foi construído no final da década de 1930,  e a praça onde ele  foi erguido, ganhou o nome do então presidente Getúlio Vargas que governou o Brasil de 1930 a 1945.

 

Antes do Coreto, praça abrigava a Igreja da Sé, demolida após as enchentes de 1928.

 

Anos antes, a praça abrigava a Igreja da Sé, uma das tantas construções que desabaram com as enchentes de 1928. Dom Serafim Gomes Jardim, bispo naquele período,   construiu então uma nova igreja, a Catedral.

 

No lugar da igreja, a Praça ganhou um Coreto,um “palco coberto”, bem no centro do jardim Ele tornou-se espaço agregador  de gerações que por lá passeavam,praticavam o “footing” ( passeio ) e assistiam as retretas das bandas de música da cidade, aos domingos.

 

Solenidade do Desfile de 7 de setembro de 1947, na Praça do Coreto.

 

O Coreto ainda testemunhou procissões, atos políticos, cívicos,culturais , de lazer, e recebeu autoridades de destaque, como os ex-presidentes Jânio Quadros e Tancredo Neves,bem como governadores do estado, senadores, ministros e deputados .

 

Hoje a Praça Getúlio Vargas com o seu Coreto fazem parte do Centro Histórico e acervo cultural da cidade.