Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Saúde

09/09/2021 - 17:52 - Fonte: Gazeta de Araçuaí

Minas tem todas as regiões na onda verde pela 1ª vez

Mudança passa a valer a partir do próximo sábado (11) e autoriza o funcionamento de todos os tipos de estabelecimentos

Foto: ilustrativa Minas tem todas as regiões na onda verde pela 1ª vez
Todas as regiões do estado progrediram para a Onda Verde.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, todas as macrorregiões do Estado estão na Onda Verde do Programa Minas Consciente. Nesta quinta-feira (9), o Comitê Extraordinário da Covid-19, responsável pelo plano estadual, autorizou a região do Triângulo do Sul a progredir para a etapa menos restritiva do programa depois de permanecer sete meses entre as Ondas Amarela e Vermelha.



Com a mudança, todos os estabelecimentos poderão funcionar no Estado observando apenas o distanciamento de 1,5m. Os eventos também podem ter até 12 horas de duração com ocupação máxima de 50% em ambientes fechados e 100% em ambientes abertos. Nesta etapa do programa, as atividades presenciais nas escolas poderão ocorrer sem restrições de horários.



A mudança passa a valer a partir do próximo sábado (11) e de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a flexibilização foi possível após a melhora dos indicadores que monitoram a pandemia em Minas. Na última semana, a taxa de incidência do coronavírus no Estado registrou queda de 37%, enquanto as internações caíram 35% em quatro semanas.



“É uma tendência que deve continuar. Outro ponto de destaque é a aplicação de quase 300 mil doses de vacina na média móvel diária. Isso mostra e reforça a importância da imunização no controle da pandemia no estado’’, ressaltou Baccheretti em nota enviada à imprensa.



Atualmente, 30,1% dos mineiros estão totalmente imunizados contra a Covid-19 no Estado. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (9), 6.453.712 pessoas receberam a segunda dose ou a dose única da vacina - a estimativa é que 64,8% da população tenha recebido a primeira dose no Estado (13.881.265 pessoas).