Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cultura

21/09/2021 - 13:23 - Fonte: Gazeta de Araçuaí

Lançamento de livros no Espaço Cultural Dona Zina, marca os 150 anos de Araçuai

Lançamento ocorre de 16 às 18 horas desta terça-feira, 21 de setembro.

Foto: arquivo Lançamento de livros no Espaço Cultural Dona Zina, marca os 150 anos de Araçuai
Espaço fica localizado na praça Duque de Caxias, em frente ao Posto Ecológico

 

Para celebrar os 150 anos de Araçuai, o Dona Zina Espaço Cultural, no centro da cidade, recebe na tarde desta terça-feira (21) a partir das 16 horas, três escritores com fortes ligações com a cultura da região. Ernani Calazans, Diêgo Alves e Eliana Maria de Oliveira Sá. Com estilos e características distintas, eles contam através de suas obras, experiências de vida que surpreendem os leitores.

Paralelo ao lançamento, serão expostas as aquarelas de Lia Maria, que ilustram o livro de Eliana Maria de Oliveira Sá.

 

Lançamento dos livros será feito ao ar livre.

 

 

 

SOBRE AS OBRAS

Ernani Calazans lança da Taia ao Filtro, que como ele mesmo diz, foi escrito com a vontade de falar,sede de fazer existir as palavras guardadas e as palavras juntadas durante os percursos.

 

Eliana Maria de Oliveira Sá, lança “Quase uma confissão: Memórias”, que  traz ao leitor textos fortes, revelações pessoais, confidências e confissões feitas com transparência, sem subterfúgios, de forma direta. Narradas na primeira pessoa, dão um tom ainda maior de verdade dramática. A autora mais que confessa: revê sua vida, a passa a limpo, esmiúça momentos públicos e íntimos e os revela com extrema coragem.

 

O poeta e escritor Diêgo Alves, lança Das águas de um rio Mulher e outras histórias com toda a potência artística que ele herda de seu ofício com as artes dramáticas, nos apresenta, através de seus contos, um Vale do Jequitinhonha que vai muito além da tão propagada imagem de miséria e desolação com que se costuma usar para ilustrar a vida nos sertões do Brasil. Suas narrativas também nos desvelam um lugar de encantamento, ancestralidade, mistério, poesia e luta.

 

Sobre os autores

Artista plástico, arte-educador, pesquisador da cultura e costumes do Vale do Jequitinhonha, Ernani Calazans nasceu em  outubro de 1978 em Francisco Badaró- MG. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pós graduado pela FINOM em “Arte e Educação”. É também Mestre em Artes pelo programa Prof-artes da Escola de Belas Artes/UFMG. Ernani Calazans é servidor público concursado e professor no conteúdo de Arte do IFNMG no campus de Araçuaí.

 

Eliana Maria de Oliveira Sá nasceu em Santo Antônio do Monte, MG; reside em Belo Horizonte, é casada, mãe de 3 filhos e avó. Cirurgiã dentista, epidemiologista e servidora pública, tem uma vida dedicada à construção do Sistema Único de Saúde.

 

Diêgo Alves é artista popular, nascido e crescido nas terras ensolaradas do Velho Calhau e banhado nas doces e mornas águas do Araçuaí, braço largo do Rio Jequitinhonha, nos rincões do Vale, entre as muitas montanhas de Minas Gerais. Na experiência da migração, formou-se ator pelo TU – Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em 2006.

 

Gazeta de Araçuai