21/12/2021 às 11h30min - Atualizada em 21/12/2021 às 11h30min

Chuva prejudicou 30 mil agricultores no Vale do Jequitinhonha-diz Emater

Levantamento preliminar foi feito pela Emater-MG em 289 comunidades afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a região

Um levantamento preliminar divulgado pela Emater-MG afirma que 30 mil agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha tiveram prejuízos devido às fortes chuvas que atingiram a região ao longo deste mês. A pecuária leiteira e de corte, além de algumas culturas agrícolas, foram fortemente afetadas pelo clima.

 

De acordo com a Emater, os 30 mil agricultores afetados estão em 289 comunidades rurais afetadas, direta ou indiretamente. O número leva em conta 16 municípios da região: Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Monte Formoso, Palmópolis, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria.

“As causas do que estamos vendo aqui na região foram da ocorrência de inundações, alta pluviosidade, má distribuição de chuva, associada a outros fatores de natureza climatológica”, diz a coordenadora técnica regional da Emater-MG, Joselaine Ferreira Lopes.
 

Com os prejuízos causados pela chuva, sindicatos rurais da região Leste de Minas, estão arrecadando doações para ajudar moradores das cidades afetadas.

O número de agricultores afetados pelas chuvas pode ser ainda maior. “As informações continuam sendo apuradas e encaminhadas para as prefeituras dos municípios para subsidiar as autoridades locais com fundamentação técnica para providências de mitigação dos danos causados pelas chuvas”, explica Lucianara Guimarães Miranda, gerente regional da Emater.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp