23/12/2021 às 17h34min - Atualizada em 23/12/2021 às 17h34min

​Mercado de Araçuaí recebe telas de proteção contra pombos.

Além da sujeira causada pelos pombos e outras aves, o risco de transmissão de doenças aos feirantes e frequentadores, preocupou a Prefeitura Municipal.

Telas estão sendo instaladas em todas as janelas laterais do mercado

 
O mercado municipal de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha(MG),  começou  a  receber na tarde desta quinta-feira (23/12) telas de proteção em todos os basculantes superiores e nas passagens de ar laterais, para impedir a entrada e a construção de ninhos de pombos.

O problema  é antigo,  e mesmo realizando a limpeza freqüente,a sujeira logo voltava a aparecer.




"Além da sujeira causada pelos pombos e outras aves, o risco de transmissão de doenças aos feirantes e  frequentadores preocupou a Prefeitura Municipal, que através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, está realizando a colocação de telas em todo  os espaços que permitiam a entrada das aves"- informou Carlos Henrique dos Santos, gerente do mercado.



Embora tragam doenças ao ser humano, os pombos são classificados como animais domésticos, o que proíbe qualquer ação de abate dos mesmos.


Pombos urbanos: um perigo para a saúde.

Os pombos são aves que vivem com facilidade nas cidades, morando em edificações onde costumam fazer seus ninhos em telhados, forros, caixas de ar condicionado, torres de igrejas e marquises.

 Causam prejuízos por danificar as estruturas dos prédios.



Por serem simpáticos e símbolos da paz, algumas pessoas gostam de alimentá-los com restos de comida, pão, pipocas, que são alimentos inadequados e prejudicam a saúde das aves, além de viciá-las.

Como dificilmente são caçados por outros animais, sua população cresce muito rápido e o aumento de sua quantidade tornou-se um grave problema de saúde, pois, podem causar várias doenças graves que podem levar à morte ou deixar seqüelas.

DOENÇAS

As doenças mais comuns transmitidas pelos pombos aos seres humanos são provenientes de suas fezes. É o caso da salmonelose, histoplasmose e criptococose. A salmonelose, provocada pela bactéria Salmonela spp, acomete a pessoa que ingeriu alimentos com resquícios de fezes de pombo contaminadas.

Sérgio Vasconcelos
Repórter
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp