Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Economia

18.03.2012 - 22:05 - Fonte: Sérgio Vasconcelos

TEIA CAPACITA 500 ESTUDANTES DE ARAÇUAI

Conectar os estudantes da zona rural de Araçuaí com o mundo, através da internet. Este será mais um desafio para os agentes TEIA ( Tecnologia Inovação e Empreendedorismo Aplicados- Pólo Araçuaí)

Foto: divulgação TEIA CAPACITA 500 ESTUDANTES DE ARAÇUAI
Curso será realizado no IFET Araçuai

Adolescentes recebem certificado do curso expedido pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior. Conectar os estudantes da zona rural de Araçuaí com o  mundo,  através da internet. Este será  mais um desafio para os agentes TEIA ( Tecnologia Inovação e Empreendedorismo Aplicados- Pólo Araçuaí) que a partir desta segunda-feira (19/03) estão  capacitando 500 estudantes da rede municipal de ensino da zona rural de Araçuaí(MG) no Vale do Jequitinhonha.

 

 Durante uma semana, estudantes  a partir de 13 anos estarão  aprendendo o uso de tecnologias e ferramentas gratuitas como facebook, twuitter , MSN, orkut, e-mail, não só para entretenimento, mas também como uma identidade digital. O curso está acontecendo no IFET- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de 8 ao meio-dia e de 13 às 17 hs até sexta-feira, 23/03.

 

 “ Estamos ensinando a eles como trabalhar e lidar com as novas tecnologias e as redes sociais”, afirmou o publicitário Léo Onnis, agente TEIA  e um dos instrutores do curso. “ Muitos jovens e adolescentes, principalmente da zona rural, não tiveram acesso a estas inovações. Algumas localidades da zona rural do município já contam com internet.  Atualmente, quem não sabe utilizar a internet, é considerado analfabeto virtual. Isso para os jovens e adolescentes chega a ser constrangedor”, observa Léo Onnis.

A maioria dos adolescentes das escolas rurais não tem computador em casa. " Gostei muito. Quero aprender mais", comemorava Maria Eduarda Dias Pereira, 13 anos, aluna da Escola Municipal Olinto Ramalho.

Durante o curso, dividido em turmas de 40 alunos, os estudantes fizeram uma redação para falar sobre a comunidade em que moram. " Foi minha primeira aula sobre o mundo virtual. Aprendi a acessar os sites na internet", afirmou Warley Mendes, 17 anos, morador da Comunidade do Gravatá. a 20 km da sede do município.

Para Wemerson Brito, assessor de Tecnologia da Informação da prefeitura de Araçuai, o maior obstáculo  para levar a internet até a zona rural é a topografia das regiões que são cercadas por morros e serras, mas mesmo assim algumas comunidades em breve terão acesso a esta ferramenta, afirma o mesmo.

 

A prefeitura de Araçuaí está  disponibilizando transporte e alimentação para os participantes do curso.

 

Os alunos recebem certificado do curso expedido pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) que mantém o programa TEIA.